preloader

Onde Colocar os seus Ecrãs

A localização do ecrãs e a sua eficácia têm uma relação direta. É importante que para além de ter os seus dispositivos de sinalética digital visíveis que estes sejam exibidos em locais onde poderão causar maior impacto. Aqui temos algumas dicas a ter em conta.

O Layout do se espaço tem a última palavra

Por muito que queira ser criativo com a colocação de ecrãs, ou mesmo havendo um local ideal para o colocar terá sempre de ter em conta o layout do seu espaço para que este possa garantir uma boa exposição do seus elementos. Tenha em atenção os seguintes aspetos:

  • Sinal de internet: o dispositivo terá de estar em local com uma rede estável. Se estiver a usar um cabo de rede, terá maior probabilidade de ter uma reprodução sem interrupções ou falhas. Caso esteja a utilizar rede sem fios (wireless) tenha em atenção que não esteja fora do alcance da rede ou que haja obstáculos. Poderá ter de investir em repetidores (ou contatar o seu fornecedor de serviço de internet) caso haja instabilidade ou fraco sinal;
  • Obstruções físicas: tente evitar obstruções como colunas ou móveis que possam tapar o ecrã. Por vezes é preferível colocar o ecrã num local mais desimpedido em prol de um local de maior visibilidade. Se os seus clientes não visualizem a totalidade da sua comunicação, esta não terá sequer metade de eficácia; 
  • Estruturas existentes: aproveitar um estrutura existente pode tornar a sua comunicação mais vantajosa. Em cima de uma estante ou num balcão pode tornar estes ponto de interesse mais atrativos;
  • Orientação apropriada: o Layout do espaço pode influenciar fortemente a orientação. Colocar num pilar pode exigir colocar em Portrait (na vertical), uma montra pode ficar muito vazia se não for em Landscape (na horizontal). Tudo depende daquilo que considera o melhor aproveitamento do seu espaço.
Orientação de ecrãs do HiScreen

Coloque ecrãs de acordo com o seu público-alvo

Os seus dispositivos apresentam os seus conteúdos e estes devem ter em atenção o seu alvo de forma que sejam vistos e captem a atenção do seu público alvo. Considere os seguintes pontos para o melhor desempenho da sua comunicação ao seu público-alvo.

  • Localize de acordo com comportamentos: clientes que procuram informações numa receção irão interessar-se por informações relevantes se este estiverem próximos desta, clientes que estão a sair do hotel poderão querer ver informações sobre locais de interesse. É importante colocar ecrãs que acompanham que entra, quem sai e quem permanece num local por determinado tempo;
  • Zonas de retenção de tráfego: filas de atendimentos, salas de espera e outras zonas onde o seu público-alvo possa aguardar beneficiem fortemente de dispositivos com dupla função: tornar a visita mais agradável (conteúdo que aumenta a probabilidade do cliente regressar – por exemplo: IPTV ou vídeos em salas de espera) e comunicar produtos e serviços relevantes (conteúdo que aumenta o valor da compra ou incentive futuras compras (comunique serviços de entrega, loja online, próximas campanhas, etc). Considere também em corredores de passagem (ou de linear de loja) um ecrã no sentido de maior tráfego para que o público-alvo o visualize enquanto se desloca no seu espaço.  
  • Pense no envolvente: o que está à volta do ecrã deve influenciar a sua escolha na sua colocação. Uma zona com muitos artigos de um determinado género deve conter informação relevante (exemplos: numa loja de roupa desportiva coloque o ecrã juntos dos artigos com vídeos de desportos. A entrada do restaurante pode ter um ecrã com especialidades ou recomendações do chefe).

Em suma, analise o espaço e tente imaginar onde um ecrã chamaria a sua atenção. Se conseguir colocar-se no lugar do seu público alvo vai certamente encontrar o lugar ideal para o(s) seu(s) dispositivo(s).

Exemplo de um ecrã com HiScreen numa recepção
Tente colocar os seus dispositivos em locais onde seja mais eficiente a sua comunicação

Tenha atenção a variáveis externas

Há variáveis externos ao seu controlo que podem influenciar a eficácia do seu ecrã. Veja aqui alguns exemplos:

  • Períodos de pouco movimento: imagine que o seu espaço ofereça duas montras. Uma com movimento mas só no início da manhã (monta A) e outra com movimento estável todo o dia (montra B). No entanto, tem um fluxo considerável de movimento no interior da loja mas sem ecrãs. Neste tipo de cenários pense em colocar o ecrã da montra A, que é apenas eficaz por um curto período do tempo, no interior da loja;
  • Luz solar: Se o seu ecrã não tiver retroiluminação, dificilmente será visível da rua quando o sol estiver a incidir fortemente sobre este. Idealmente neste cenário deve investir num ecrã com retroiluminação (pergunta ao seu fornecedor de equipamentos) mas procure colocar o ecrã mais afastado do vidro da montra ou mesmo no seu interior.

Tente sempre analisar o local onde o seu ecrã se encontra para ver se há alguma variável que não considerou e contornar esta.

Seja Criativo

Uma sinalética digital mais elaborada pode ter uma eficácia exponencial face a uma colocada de forma simples e “normal”.

  • Tire proveito dos meios tradicionais: existem muitos meios tradicionais eficazes embora dificilmente tenham a eficácia da sinalética digital. No entanto, a união faz a força. Imagine por exemplo, aproveitar materiais usados anteriormente na sua montra passarem a complementar a sua comunicação em ecrãs.
Exemplo de manequim de montra com ecrãs geridos pelo HiScreen
Imagine um manequim que promova múltiplas combinações e acessórios.
  • Aproveite estruturas existentes: Aproveitar. Esta é a palavra chave. Por vezes esquecemos que um expositor pode ganhar vida com um ecrã a complementar os seus produtos/serviços.
Dê vida a uma estante com um ecrã no fundo com o HiScreen
O fundo da estante pode ganhar outra vida com uma criação do hiScreen no fundo com um ecrã.
  • Ao detalhe: Por vezes são os pequenos pormenores que fazem a diferença. Pensa nos seus equipamentos para promoção e venda de bens/serviços e se estes poderiam beneficiar de uma ecrã. Se o seu equipamento permitir, pode dar usos pouco ortodoxos para resultados incríveis.
Um expositor antigo pode tornar-se algo inovador com o HiScreen.
Um balcão expositor pode tornar-se uma peça de elevado destaque com o HiScreen.

Tente sempre olhar de forma imaginativa para o seu espaço e para os seus equipamentos existentes. O tradicional e o inovador podem (e devem) se complementar para atingir os melhores resultados.

Vejas mais dicas para o seu negócio! E leve a sua comunicação digital para outro patamar:

O seu Branding

Dicas sobre locais para colocar o ecrã e melhor disposição

Complemente os ecrãs

Invista no envolvente do ecrã e crie uma comunicação mais impactante

Cross-selling e Digital Signage

Saiba como analisar hábitos e comunicar de forma mais eficiente